Coordenador : Alba Cristina Miranda de Barros Alencar
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389291.2199.347218.10022023
Departamento/Setor: MPT
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo de estudo deste projeto abrangerá, principalmente, pacientes diagnosticados como portadores do vírus HIV e/ou com AIDS e seus principais familiares que convivem no mesmo domicílio e são assistidos pela Casa Maria de Magdala. Cerca de 150 famílias serão convidadas a participarem das ações. Os participantes da pesquisa deverão atender aos seguintes critérios: 1– Pacientes com teste confirmatório para HIV. 2 – Pacientes que estejam com AIDS no momento da pesquisa. 3 – Parente ou companheiro não reagente para HIV que conviva no mesmo domicílio que o paciente HIV e/ou AIDS no momento da pesquisa. 4 – Pacientes ou membros da família (pelo menos um adulto e uma criança não infectada pelo HIV) que sejam frequentadores da assistência da Casa Maria de Magdala. Esse projeto é de baixo risco, já que serão necessárias apenas amostras de fezes obtidas através de coleta de forma adequada pelos participantes da pesquisa. Os participantes serão entrevistados pelo graduando e professora do estudo a fim de preencher uma ficha (questionário) com dados demográficos e clínicos dos voluntários envolvidos na pesquisa. Nesse questionário serão avaliadas as condições sanitárias e de saúde aos quais os participantes estão submetidos. Para minimizar um possível incômodo e manter o sigilo, anonimato e confidencialidade dos dados apenas a professora/pesquisadora responsável, o médico e o entrevistado saberão os resultados a fim de preservar a sua privacidade. Quanto aos benefícios da pesquisa em relação aos riscos são maiores, já que o estudo poderá identificar as parasitoses de forma totalmente gratuita nos portadores (assintomáticos ou não) que convivem com os pacientes HIV e/ou AIDS, contribuindo para um tratamento adequado e orientações sobre métodos de prevenção e controle. A participação de atividades sobre educação e saúde também são consideradas benefícios, pois poderá promover internalização de métodos preventivos das principais parasitoses, o que consequentemente poderá mudar suas posturas em relação à higiene e cuidado com si mesmo. Essa mudança poderá transformar a realidade de cada indivíduo, deixando-o menos suscetível. Com a pandemia, visamos desenvolver uma rede social com informações do projeto que poderão atingir um público alvo além daquele de assistidos da Casa Maria de Magdala. A presente proposta de extensão está vinculada a um projeto de pesquisa (de mesmo nome) que foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense.
Local de atuação: Laboratório de Parasitologia, Serviço de Patologia Clínica HUAP Rua Marquês do Paraná, 303 Centro - CEP: 24033900, Niterói - RJ. Tel: (21) 2629-9091 Unidade Integrada de Patologia Especializada (UnIPE)-Serviço de Patologia HUAP Rua Marquês do Paraná, 303 Centro - CEP: 24033900, Niterói - RJ. Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala Rua Marquês do Paraná, 303 Centro - CEP: 24033900, Niterói - RJ. Localizada à Estrada Washington Luiz, n° 1.956, fundos, Sapê, Niterói - RJ; CEP: 24315-375; Telefone: 55 (21) 2616-2233; e com certificação de entidade beneficente de Assistência Social - sob n° 7100.120337/2014- 94, Port. n° 75/2015, item 196 - DO. 29/06/2015.
Objetivo
Objetivo Geral Possibilitar a promoção em saúde e desenvolver metodologias educativas para os pacientes portadores HIV/AIDS e seus respectivos acompanhantes assistidos pelo Instituto Maria de Magdala. Objetivos Específicos • Apoiar a vivência teórico-prática dos estudantes de graduação, organizar oficinas, rede sociais, eventos e outras atividades informativas relacionadas com as áreas de atuação educação e saúde, com foco na Parasitologia; • Elevar o nível de conhecimento sobre medidas de controle de parasitismo através de um programa interativo desenvolvido pelo grupo com a participação dos assistidos da Casa Maria de Magdala; •Realizar oficinas para a elaboração de palestras, jogos educativos, desenhos para colorir com medidas profiláticas individuais e coletivas de combate às parasitoses, folders, cartazes, construção de teatro de fantoche, e outras atividades educativas; • Desenvolver práticas de atenção primária em saúde, enfocando a educação em saúde com grupos familiares frequentadores e assistidos da instituição filantrópica; • Estudar a prevalência de endoparasitos nos pacientes portadores HIV/AIDS e seus respectivos acompanhantes assistidos pelo Instituto Maria de Magdala, com ênfase na caraterização das espécies e subtipos do gênero Entamoeba e Cryptosporidium. Avaliar a frequência de parasitoses intestinais na população estudada, através dos métodos morfológicos. • Estudar a prevalência de endoparasitos nos pacientes portadores HIV/AIDS e seus respectivos acompanhantes assistidos pelo Instituto Maria de Magdala, com ênfase na caraterização das espécies e subtipos do gênero Entamoeba e Cryptosporidium. •Formar profissionais de saúde de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, pautada pelo espírito crítico, pela cidadania e pela função social.
Resumo
As parasitoses constituem um problema de saúde pública, principalmente, devido ao difícil acesso pela população mais necessitada, ao saneamento básico e à educação, uma vez que a transmissão desses agentes relaciona-se com as condições de vida. A presença de parasitoses oportunistas em soropositivos pode causar transtornos na qualidade de vida. É possível que familiares e acompanhantes que habitam o mesmo domicílio que os portadores de HIV estejam infectados com endoparasitos sejam assintomáticos, logo essa convivência pode ser um risco em potencial para imunossuprimidos. Nesse sentido, é fundamental a educação em saúde e o diagnóstico parasitológico para a manutenção da qualidade de vida. Uma ação extensionista junto à comunidade, que é carente em tantos sentidos, poderá provocar uma transformação na vida do portador do vírus HIV, dos seus familiares e, ademais, na vida do graduando que terá a oportunidade de elaborar a práxis do conhecimento acadêmico. Objetivamos possibilitar a promoção em saúde e desenvolver metodologias educativas para os portadores HIV/AIDS e seus respectivos acompanhantes assistidos por uma instituição filantrópica de Niteroi. O grupo pretende se atentar na discussão de temas como higiene e qualidade de vida e tem como diferencial apresentar, para tal, uma educação em saúde sob uma perspectiva ampla e crítica. Serão realizados exames parasitológicos e técnicas de biologia molecular como a PCR em tempo real para o diagnóstico diferencial de Cryptosporidium hominis, C. parvum e Entamoeba em amostras de fezes. Os voluntários serão favorecidos, pois além de obter o diagnóstico gratuito, terão esclarecimento a respeito de medidas profiláticas.